SEO é a sigla de Search Engine Optimization, em português Otimização em Mecanismos de Buscas, é o ato de analisar e editar um site para que ele tenha destaque nos resultados das páginas de busca, como o Google. Você já se perguntou por que essa forma de marketing digital pode ser benéfica para o seu negócio? Continue acompanhando e conheça cinco benefícios do SEO para empresas.
1 – Aumento do Tráfego no Seu Site
O principal objetivo do SEO é dar destaque para um site nos resultados de busca do Google e a consequência disso é o aumento do tráfego para a sua página. Mais do que apenas atrair pessoas para o seu site, as técnicas de otimização atraem as pessoas certas, ou seja, aquelas que realmente podem vir a se interessar pelo seu produto ou serviço.
Não importa que tipo de negócio você tenha, mesmo que seja uma loja física, é importante estar presente no universo online. Se for um e-commerce, então a necessidade de investir em SEO se torna ainda maior, já que todos os negócios irão acontecer no ambiente virtual. O usuário busca, por exemplo, cama para cachorro, porque deseja comprar esse tipo de produto, o resultado aparece, ele provavelmente irá clicar nos primeiros links. Se o preço for bom e ele gostar das informações fornecidas, as chances de ele efetuar a compra são muito grandes. Por isso, quanto mais o seu site for visto, maiores são as chances de fechar negócios.
2 – ROI: Retorno Sobre Investimento
A sigla ROI significa Return on Investment, que em português quer dizer Retorno Sobre Investimento, e é exatamente isso que o SEO pode proporcionar para a sua empresa. A chamada conversão acontece quando o cliente clica em um anúncio do Google, acessa o seu site e compra o seu produto.
Obter retorno é tudo que qualquer empreendedor deseja e o SEO vai além. Ele traz informações valiosas para seu negócio, como as palavras-chave que levaram o cliente ao seu site, o que ele realmente estava procurando, dados demográficos das pessoas que clicaram no anúncio, etc. Tudo isso poderá ser usado para tornar as futuras campanhas ainda mais eficientes e com maiores chances de retorno.
3 – Site Mais Fácil de Navegar
Ao realizar a otimização para os motores de busca, as técnicas de SEO acabam exigindo certas modificações no seu site que o tornarão muito mais user friendly, ou seja, de fácil navegação para os usuários. Com isso, ao serem atraídos pelo Google, os seus clientes em potencial irão navegar pela sua página de forma muito mais intuitiva e sem complicações, o que irá reduzir as taxas de rejeição.
Atualmente, há uma exigência natural por sites responsivos, ou seja, aqueles que se adaptam automaticamente ao dispositivo do qual são acessados, como computadores, tablets e celulares. Uma página responsiva é muito mais leve, tem seus conteúdos carregados mais rapidamente e, também, ajuda a elevar um site para o topo das buscas.
4 – Marketing Com Ótimo Custo-benefício
Ao investir em anúncios do Google, você irá pagar por clique, assim poderá ter um ótimo custo-benefício. Se bem-feita, uma campanha irá atrair apenas pessoas que realmente tenham interesse no seu tipo de produto ou serviço. Dessa forma, grande parte dos cliques pelos quais você irá pagar serão de usuários que compraram o que você ofereceu.
Ao anunciar em outros meios de comunicação, como rádio, mídia impressa, ou mesmo na TV, não se sabe exatamente o público que será atingido. Entretanto, com a otimização de sites e as técnicas para a criação das campanhas online, você poderá segmentar seus anúncios de acordo com o tipo de pessoa que pretende atingir, levando em consideração a região, sexo, faixa etária, etc.
5 – Sua Empresa Mais Confiável
A otimização de sites faz com que a sua página fique bem posicionada nos resultados das buscas e esse destaque, além de aumentar o seu tráfego, faz com que as pessoas sintam mais confiança na sua marca. Isso acontece porque, sempre que procuram por alguma palavra-chave no Google, os primeiros resultados costumam ser sempre dos sites mais importantes e confiáveis.
Um site bem colocado no Google tem a chamada autoridade de domínio, que é o que citei no parágrafo anterior, se tornar referência nas buscas sobre determinado assunto e, com isso, conquistar uma boa reputação. Além dela, existe a autoridade de página, que é quando as páginas de um site ganham destaque, ou seja, as seções com posts, informações sobre a empresa, produtos, etc. A junção da autoridade de domínio com a autoridade de página fazem da sua empresa muito mais confiável.
Como se pode ver, os benefícios que o SEO pode trazer para uma empresa são muitos. Os negócios recém-criados, em especial, podem conseguir algo que é bastante difícil no começo: ter visibilidade e conquistar a confianças das pessoas. Utilizando as técnicas certas, é possível conseguir muitos clientes e conquistar seu espaço no mercado.
Você já utiliza as técnicas do SEO na sua empresa? Se sim, compartilhe a sua experiência comigo através dos comentários.