Como definir os tipos de marketing para o seu negócio

O foco principal de todo negócio é gerar vendas e, para isso, o seu produto precisa chegar até o público-final, quem compra da sua empresa. Por isso, empreendedor, depois de encontrar quem precisa dos seus produtos ou serviços, você precisa, também, conquistar seus clientes em potencial. Mas como fazer isso em meio a tantos e tantos concorrentes? A resposta é – aprendendo a usar os tipos de Marketing certo para evidenciar todas as qualidades da sua empresa e atrair bons negócios.
 
Marketing é um dos braços que a sua empresa tem para representar o melhor que o seu negócio tem a oferecer. Porém, nem todo empreendedor sabe ao certo como utilizar as ferramentas corretas. Quando são usadas plataformas, canais ou linguagens erradas, você perde tempo e dinheiro focando num público errado e, que talvez não esteja interessado no que sua empresa tem a oferecer. Para evitar erros desta natureza, eu vou te ajudar a entender melhor qual o melhor estratégia para otimizar o marketing da sua empresa e potencializar suas vendas.
 

Tipos de Marketing

 
Primeiramente se divide o marketing em indireto e direto. O primeiro diz respeito a toda e qualquer mensagem reproduzida em que o produto aparece num contexto real de utilização dele, como por exemplo, atores que ao interpretar um papel estão com um copinho de café da Starbucks. Esse tipo de estratégia consegue posicionar de forma inconsciente a marca na sua mente do cliente, para que sempre que ele ver aquele símbolo ou o slogan de uma marca, seu cérebro automaticamente associe ao que aquilo significa. Ou seja, é um tipo de marketing que trabalha com o longo prazo, com a construção que a marca tem dentro da sua vida.
 
Já o segundo, o marketing direto, é a propaganda em si, que trabalha muito mais a necessidade do público ter aquilo. É aquele comercial da última camionete lançada e sendo usada num rally no meio da selva ou então aquele creme hidratante que é passado suavemente na pele da atriz famosa que você adora. Esse é o tipo de marketing que faz com que o comprador queira algo que ele nem sabe se precisa, mas ele quer. Trabalha muito com o ter, o status de ser o que aquela marca representa.
 

Infinitas formas de vender

 
Além dos modelos citados, existe também outros tipos de marketing, como o de Exclusividade, onde se oferecem serviços e produtos de luxo e escassos, que poucos podem comprar ou ter. O Marketing Boca a Boca que literalmente é quando uma marca é indicada e referendada espontaneamente, a exemplo de uma roda de amigos, onde cada um indica para outro determinado produto. O Marketing Social é aquele que ajuda a associar uma marca a uma boa causa, a algo de cunho solidário, ecológico ou social, por exemplo.
 
Tem o Marketing de Relacionamento que busca criar uma relação mais próxima entre o cliente e a empresa buscando sempre a satisfação de quem compra. Já o Marketing de Nicho quer conquistar pessoas que estejam seguindo certa tendência e se apropriar do universo delas na hora da venda. Um bom exemplo são as empresas que vendem produtos veganos.
 
E quando você vê aquelas convenções onde novos produtos são lançados, essa é uma estratégia de Marketing de Relações Públicas. Uma marca se torna “love brand” quando ela é muito amada por seus clientes e por isso, todo um status se constrói em volta dela. Esse é o Marketing de Fidelização, como a Apple consegue propor cada vez mais.
 
E quando se compra chocolate em formato de ovo de páscoa invés do chocolate em barra? Isso é Marketing Sazonal. Um produto que está disponível o ano todo de um jeito e que se adapta a pautas temporais. Já o Marketing Promocional é aquela estratégia que te dá cupons de desconto, faz promoções exclusivas e que consegue conquistar clientes a todo o momento graças a essas vantagens oferecidas. Temos também, o Endomarketing é quando se conversa com os funcionários dentro da empresa, com a intenção de divulgar informações, fazer uma boa comunicação interna e mantê-los engajados e motivados.
 

Outbound e Inbound Marketing

 
Para quem costuma ouvir esses nomes e ainda não associou os seus objetivos, o Outbound Marketing é aquela propaganda tradicional de folheto, tv e rádio. Já o Inbound Marketing tenta aguçar a curiosidade e fisgar novos clientes por meio de conteúdos exclusivos que leva o consumidor a conhecer tudo que a empresa tem a oferecer. Junto a isso está o Marketing de Conteúdo, que é a estratégia que tenta aproximar a empresa do público final com informações sobre a marca lincados a temas relevantes.
 
Para quem quer impactar um número grande de prospects em um curto espaço de tempo, pode usar o Marketing de Guerrilha. Geralmente são campanhas criadas para um produto específico com storytelling e uma ação mais criativa do que a publicidade normalmente usada pela marca.
 
Quando você focar nas redes sociais e conseguir muita aderência na ação divulgada do seu produto, você está executando um Marketing Viral. E o Marketing Digital são todas estratégias utilizadas para chegar até o cliente por meio da internet, como newsletters, por exemplo.
 
Viu só como o mundo do marketing oferece muitas possibilidades de divulgação do seu negócio? Quando bem escolhidas e bem utilizadas estas estratégias podem impulsionar poderosamente os resultados de vendas e o faturamento do seu negócio. Em minha empresa, por exemplo, quase que 100% dos investimentos em mídia estão focados no mundo digital, na internet, que é onde meu público-alvo está.
 
Para escolher as estratégias certas para seu negócio, se é melhor distribuir panfletos ou fazer anúncios nas redes sociais, é importante conhecer bem qual é o perfil do seu cliente, oferecer os produtos e serviços certos para cada tipo de consumidor e, especialmente, e se posicionar assertivamente, com a mensagem correta e estar onde ele está. Fique atento a tudo isso, se não entende nada de Marketing, contrate um profissional especializado para ajudar sua empresa a ter uma comunicação mais assertiva e grandes resultados com ações que realmente tragam os efeitos desejados.

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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