Conhecer bem o produto – grande diferencial na hora da venda

Quem trabalha com vendas, tem um comércio, um e-commerce, um varejo, sabe que a todo momento é necessário elaborar estratégias diferentes para vender ainda mais, se manter no mercado e aumentar o faturamento, caso o contrário a estagnação bate à porta e as operações da empresa podem ficar seriamente comprometidas. Desse modo, empresários e empreendedores precisam constantemente se reinventar e encontrar formas de sempre atender às necessidades de seus clientes, sendo este um grande diferencial para tornar a organização competitiva.
 
Entre estas estratégias, uma das mais eficientes e que tem grande potencial de trazer um retorno positivo para as vendas de uma empresa, é conhecer a fundo o produto ou serviço que está sendo comercializado, para ter ainda mais argumentos, que convençam os consumidores a adquirirem o que você está vendendo. Neste sentido, é seu dever, bem como de sua equipe comercial, experimentar e mergulhar no universo do produto, pois só assim o seu cliente estará verdadeiramente convencido de que aquilo é realmente bom e vai contribuir positivamente para a sua vida.
 
Confira a seguir os motivos que fazem com que conhecer bem um produto seja um grande diferencial na hora da venda.
 

Primeiramente, uma análise…

 
Nos últimos anos, as pessoas têm recebido informações de forma tão intensa e acelerada, que muitas vezes acabam ficando perdidas em meio à velocidade com que tudo acontece. Isso trouxe uma mudança significativa ao processo de compra de determinados produtos e serviços, uma que vez que é possível conhecê-los profundamente realizando apenas uma pesquisa rápida na internet.
 
Dessa maneira, quando chegam à uma loja, seja ela física ou virtual, estes mesmos indivíduos já estão munidos de informações suficientes e precisam apenas de dados complementares e de argumentos eficazes, que finalmente lhes convença a realizar a compra. Diante disso, é necessário estar bastante preparado, com respostas na ponta da língua, para atender os clientes da melhor maneira e converter o máximo de consumidores que for possível diariamente.
 

A importância de conhecer bem o produto ou serviço?

 
Além da razão citada acima, existem diversas outras que fazem com que seja fundamental que você e seus vendedores conheçam muito bem o produto ou serviço que a sua empresa oferece no mercado. Veja algumas delas e saiba como vender mais e mais.
 

O comportamento do cliente mudou

 
Dificilmente você irá se deparar com um consumidor despreparado, que esteja fazendo compras apenas por fazer. Raramente isso acontece e este tipo de cliente está ficando cada vez mais escasso no mercado. Isso porque as pessoas não querem um produto só para utilizar uma vez e deixar largado em um canto. Hoje, todos nós, e isso inclui eu, você e principalmente o seu cliente, queremos algo que atenda às nossas necessidades mais intrínsecas, que de fato resolva nossos problemas e facilite ainda mais o nosso dia a dia.
 
Como eu disse anteriormente, tudo tem acontecido de forma tão acelerada, que é preciso, de fato, oferecer a seu cliente, não só produtos e serviços meramente, mas também, e principalmente, a solução de seus problemas, sendo algo altamente inovador e criativo.
 

A compra acontece quando há convicção

 
Conhecer o que está sendo vendido a fundo, fará com que as suas taxas de conversão aumentem de forma considerável, uma vez que seus vendedores terão ainda mais convicção e argumentos para convencer o cliente a fechar negócio. A razão disso se dá, pois um consumidor dificilmente vai fazer uma compra com alguém que não lhe transmita a segurança e confiança suficientes para isso. Sendo assim, é imprescindível experimentar, ler e aprofundar os conhecimentos sobre aquilo que a organização vende.
 

Vencendo a concorrência

 
Com a quantidade de produtos e serviços similares sendo ofertados no mercado, que têm qualidade e preços variados, muitas vezes o cliente fica em dúvida sobre qual vai adquirir. Assim, fazer com que seus vendedores estudem e pesquisem bastante sobre o produto que a sua empresa comercializa, fará com que ele tenha ainda mais argumentos para convencer o consumidor e, dessa maneira, se destacar no mercado, vencendo a concorrência.
 
Neste sentido, ao investir em conhecimento, em treinamento, para que seus vendedores aprimorem-se constantemente, lhe colocará um passo à frente de seus concorrentes neste mercado que está cada vez mais acirrado.
 
Além de conhecer bem o produto, é preciso também investir em um bom atendimento, que seja respeitoso e cortês, pois isso fará toda a diferença na hora do fechamento da venda, bem como para fidelizar o cliente. Dicas de vendas como estas são essenciais para os seus resultados. Entretanto, é preciso aplicá-las no dia a dia, caso contrário, nada vai mudar e sua empresa continuará estagnada. Não deixe que isso aconteça, ajuda o seu negócio a prosperar, crescer e se destacar no mercado.
 
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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores. Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programas Quer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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