Empresas à Venda – O Que Considerar Antes de Fechar Negócio?

Se você está de olho em empresas à venda considerando realizar um bom negócio deve ter atenção a algumas questões relevantes a respeito do empreendimento a ser adquirido. Comprar uma companhia pode ser interessante pelo fato de que já existe uma estrutura instalada no mercado, no entanto, por outro lado pode significar assumir algumas responsabilidades que pesam sobre ela. Saber ponderar é essencial para não cair em armadilhas.

Empresas à venda: 6 Tópicos a considerar antes de realizar uma compra

Muitos empresários se veem diante da possibilidade de comprar uma empresa podendo usar esse negócio como uma expansão do empreendimento que já possuem ou então como uma forma de entrar no empreendedorismo com uma estrutura já consolidada. Porém, por mais atrativa que a possibilidade pareça é relevante ter alguns tópicos em mente para considerar, confira a lista que elaborei abaixo.

1 – Adequação do perfil da empresa ao perfil do empreendedor

A primeira coisa a se considerar no momento em que se está pesquisando a respeito de empresas à venda é o quanto o negócio em vista está alinhado com o seu perfil tanto no que diz respeito ao capital de investimento quanto na área de atuação. Se você possui dinheiro suficiente para fechar o negócio deve refletir a respeito das possibilidades de tocar o empreendimento no futuro. No caso de não ter experiência nesse segmento deverá pensar se poderá montar uma equipe eficiente para te ajudar.

2 – Verificação da situação legal e financeira

Chegando a conclusão de que se tem o capital necessário e a expertise para tocar a empresa é possível partir para a segunda etapa decisiva para tomar sua decisão. O potencial comprador deve entrar em contato com a companhia a venda para tomar conhecimento da sua situação legal e financeira para compreender quais são os problemas que eventualmente irá assumir.

Nessa fase que pode ser entendida como um flerte entre comprador e o vendedor é necessário que o primeiro seja bastante incisivo sobre ter acesso às informações do segundo. Procure conhecer de perto a estrutura operacional da companhia com enfoque na sua capacidade produtiva atual e potencial de crescimento. Informe-se sobre os riscos que rondam o futuro do empreendimento. Nessa etapa não é incomum que seja exigido por parte do vendedor a assinatura de um termo de confidencialidade.

3 – Diligência

Ainda que num primeiro momento pareça que a empresa que está sendo vendida está com tudo certo é recomendável contratar um serviço de auditoria independente e advogados especializados em aquisições para te ajudar a fazer uma avaliação mais criteriosa. Pode ser uma verdadeira armadilha comprar uma companhia que esconde uma série de pontas soltas que num futuro não tão distante pode acarretar na falência.

Dentre as funções do processo de diligência está verificar se há impostos atrasados, dívidas com fornecedores ou processos trabalhistas. Uma dica é solicitar a assinatura de um contrato de exclusividade em que o vendedor se compromete a aguardar algum tempo para que o potencial comprador faça uma análise mais detalhada.

4 – Conheça as razões da venda

Bem provavelmente o dono da companhia não irá revelar tão prontamente porque está querendo passar adiante o seu negócio, porém, é importante que o potencial comprador se informe a respeito. Talvez o que está motivando o idealizador do empreendimento a vendê-lo possa se tornar uma barreira para você também.

Claro que há situações em que os empresários desejam realizar a venda por não querer mais administrar uma empresa ou por ter o desejo de mudar de ramo, nem sempre há uma razão de dificuldades mercadológicas. Uma prática que é considerada comum em situações como essa é a do interessado passar algum tempo frequentando a companhia que deseja comprar para conhecê-la mais profundamente estabelecendo contato com os funcionários e clientes, por exemplo.

5 – Planos para o futuro do empreendimento

Outra questão que deve ser aventada por um empresário que está pensando em comprar uma empresa é se tem ideias para torná-la mais bem sucedida e consolidada em seu segmento de mercado. Comprar um empreendimento demanda paixão e planejamento para fazer dele mais rentável ou então recolocá-lo nos trilhos. Faça uma análise dos seus planos para saber se vale a pena.

6 – Barganha

Mais um tópico importante de considerar no momento de decidir a respeito da compra de uma companhia é se existe poder de barganha na negociação. No caso do comprador ter que assumir alguns problemas deixados pela administração anterior se tem poder para barganhar tornando a negociação mais interessante.

Por isso a diligência que recomendei acima é tão relevante, pois é nela que tais questões virão à tona. Ao descobrir que há impostos a serem pagos ou até que o negócio não é devidamente regularizado você poderá solicitar uma redução de preço ou melhores condições. Em boa parte dos casos é possível chegar a um negócio mais vantajoso.

Gostou dessas 6 dicas do que avaliar no momento de pesquisar empresas à venda? 

 

Copyright:407325712 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores. Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programas Quer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01