Entenda a Matriz Swot

Há uma palavra fundamental para todo e qualquer negócio: Planejamento. E é nisso que se encaixa a Swot, ou Matriz Swot. Esse instrumento auxilia na obtenção de dados para estipular e alcançar metas de crescimento, produção, visibilidade e lucros, promovendo um planejamento estratégico da empresa.

A palavra Swot é uma abreviação das palavras, em inglês, Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), sendo conhecida por alguns no Brasil como FOFA, que seria a sigla já traduzida para a língua portuguesa.

Esse sistema de análise foi elaborado entre as décadas de 1960 e 1970, pelo norte-americano Albert Humphrey durante o desenvolvimento de uma pesquisa na Universidade de Stanford, na qual foram utilizados dados da Fortune 500, uma revista que compõe o ranking das maiores empresas americanas.

Conhecendo melhor a Matriz Swot

 

A análise Swot é uma ferramenta estrutural da administração utilizada para fazer uma análise ambiental, sendo o pilar da gestão e planejamento de uma empresa ou instituição. Por se tratar de um sistema simples, pode ser aplicado para qualquer cenário seja ele a criação de um blog ou o gerenciamento de uma multinacional.

Podemos então, dividi-la em duas etapas: identificação dos pontos fortes e fracos, que se refere ao ambiente interno e a identificação das ameaças e oportunidades, que está ligado ao ambiente externo. Dentro disso, existem alguns objetivos referentes à Matriz Swot. São eles:

  • Efetuar uma síntese das análises externas e internas.
  • Identificar itens chave para a gestão da organização, o que implica estabelecer prioridades de atuação.
  • Preparar opções estratégicas: riscos e problemas a resolver.
  • É através da análise que conseguimos o diagnóstico da empresa: fortalecimento dos pontos positivos, indicação de quais pontos devem melhorar, chances de crescimento, aumento das oportunidades, etc.
  • Realizar previsão de vendas em conformidade com as condições de mercado e capacidades da empresa no geral.
  • Ambiente interno (Forças e Fraquezas) – Quais as deficiências e/ou qualidades dos seus funcionários ou da gestão, avaliação do produto e/ou serviço oferecido, o que faz sua empresa estar ou não à frente do mercado.
  • Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) – Observar as oportunidades que existem no mercado (tendências/novidades), chances de conquistar novos clientes, identificar e conhecer quais ameaças a sua empresa está sujeita.

E quais seriam os benefícios de utilizar a Matriz Swot?

As possibilidades proporcionadas pela Análise Swot da empresa são diversas e essenciais, podendo ser usada por qualquer empresa que tenha o intuito de se manter firme na competição do mercado. Esse estudo permite uma clara visualização interna e externa da organização, viabilizando ao gestor otimizar suas atividades tirando proveito das oportunidades, além de estar  protegido e preparado para as ameaças que possam surgir. Portanto, a Matriz Swot confere dessa maneira, mais confiança e segurança para lidar com as eventualidades e desafios que poderão aparecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Percorrendo o caminho rumo ao lucro e a liberdade
admin

O Caminho para Viver o Lucro e a Liberdade

“O Caminho para Viver o Lucro e a Liberdade” explora estratégias para equilibrar sucesso financeiro com liberdade pessoal e profissional. Aborda a importância de criar um negócio sustentável, que não só gere lucro, mas também permita flexibilidade e autonomia.

Ler artigo completo

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores. Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programas Quer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01