Qual é o departamento mais importante de sua empresa?

Hoje vamos falar sobre departamentos e como esse tipo de organização dentro da sua empresa impacta a forma como você trabalha. Quando falamos sobre qual era o principal motivo das empresas não crescerem, já havíamos comentado sobre uma questão delicada: qual seria o departamento mais importante dentro de sua empresa? Muitos divergem entre opiniões, mas precisamos falar sério sobre uma coisa, dinheiro é o principal desafio dentro de uma empresa.

Esse texto existe na versão vídeo, confira abaixo.

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A importância do departamento de vendas

Quando se começa um negócio, você precisa gerar caixa. O dinheiro é que vai possibilitar investimentos na empresa, na infraestrutura, no marketing. Por isso, é fundamental que seu departamento de vendas gere um saudável fluxo de caixa.

E para explicar isso melhor, vou usar aqui uma analogia com o corpo humano: todos os órgãos são importantes para o nosso funcionamento, para que haja conexão entre as funções vitais. Mas existem aqueles que são imprescindíveis. Sem pulmão, coração e cérebro, você não consegue viver, mas com apenas um rim, por exemplo, sim.

Assim como departamentos na empresa são um ecossistema, cada um potencializa o funcionamento do outro. Se a equipe de vendas vender muito, vai precisar da área de produto e de entrega no mesmo passo para ter estoque ou dar vazão a esse volume de vendas.

Você precisa de uma gestão financeira para qualificar essas vendas, afinal, todas as equipes são interdependentes. E para desenvolver mais seus funcionários, você já sabe que é necessária muita comunicação.

A “Departamentalização” das empresas

Um setor não consegue viver sem o outro, eles não acabam por si mesmos. E é isso que os colaboradores tem que entender, além do empreendedor, que todos trabalham para o mesmo fim. A área de vendas é cliente da área financeira, a aérea de vendas também é cliente do marketing e todos os departamentos são clientes do RH, por exemplo. Essa visão de departamentos como clientes ajuda para que eles tenham mais comunicação e eficiência.

Afinal, qual é o departamento mais importante?

Na verdade, todos são de extrema importância. Mas pensando no momento em que um negócio está começando, então sim, deve-se focar em vendas, senão nada na empresa terá seguimento. Quando o dinheiro entra, com as vendas, você precisa dessas pessoas interligadas para gerar resultados. Vendas são o coração do negócio. Por isso, um exemplo da minha carreira é que a primeira pessoa que eu contratei foi um vendedor. Isso mostra a importância de o negócio gerar vendas com fluxo de caixa para sustentar toda a infraestrutura proposta na hora de entregar o serviço ao cliente.

Está na hora de levar seu negócio para o próximo nível, não é mesmo? Por isso, acompanhe todas as nossas dicas aqui no blog e também no Youtube! Compartilhe com amigos, nas redes sociais e faça acontecer na sua empresa!

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores. Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programas Quer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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