Satisfação versus expectativa de seu cliente

Andrers/Shutterstock Prezar pela satisfação do cliente é fundamental

O Marketing de alto impacto é uma estratégia de venda que tem a ver com a satisfação direta de seus clientes. Através dela, se consegue descobrir quem é seu público em potencial e trabalhar cada vez mais em prol de seus interesses. Afinal, eles serão os responsáveis por continuar esse círculo virtuoso da influência que geram em seus conhecidos depois de consumirem seu produto.

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Lógica do marketing de alto impacto

Deveria sempre existir todo um penso por trás do que se faz com seu negócio, onde investir e como reverter lucros para o empreendedor. Quando se quer superar as expectativas de seu cliente, o trabalho deve ser ainda mais concentrado em como surpreender ele com seu produto.

Satisfação x expectativa

A satisfação que seu comprador tem com o que você vende, o que seu negócio representa para ele tem muito a ver com a expectativa que ele tinha no momento que ele estava usufruindo seu serviço. Quando a expectativa que ele tem é maior que o resultado, o sentimento do cliente é frustração. E um consumidor frustrado não compra de novo e nem indica o serviço.

Quando a expectativa do cliente é igual ao resultado que ele esperava, você tem satisfação. Oferecer algo positivo é o mínimo que seu negócio tem que fazer, não é mesmo? Mas se sua empresa quer crescimento, quer construir uma base de clientes que recomende sua empresa, que compra várias vezes, o empreendedor precisa superar as expectativas no que vende.

Por isso, o resultado gerado na hora do consumo tem que ter maior que a expectativa que se tinha antes de comprar. Só assim para que o sentimento desse cliente seja encantamento. Clientes encantados são um verdadeiro exército para o seu negócio porque eles geram novos compradores, dão depoimento, recomendam, ajudam a propagar a sua marca, são promotores do seu negócio.

Você precisa de fãs

Quando um cliente tem uma expectativa inferior ao resultado que ele recebe, você acaba de conquistar esse consumidor, trouxe ele para o seu lado. E tudo que uma empresa deveria fazer é promover o overdelivery. Essa é a estratégia que promove a superação da expectativa com um serviço proposto muito bem feito, atendimento completo, prazo respeitado. Basicamente é conseguir cumprir a promessa do que o produto é.

Quando se gera uma expectativa através do marketing executado, você precisa cumprir com aquilo. Só assim para garantir a satisfação dos seus novos e velhos clientes. Ao usar elementos que o cliente não espera, ao ser proativo, tudo isso faz com que se construa uma percepção de valor maior na cabeça do seu cliente. Ou seja, superando expectativas você consegue reunir uma base de clientes mais rentável graças ao seu encantamento com o negócio. Nisso está a preocupação com a experiência que esse consumidor tem e quem ele pode influenciar dentro do seu círculo de potenciais novos compradores.

Para alavancar suas vendas, além dessa dica sensacional que falamos aqui, sobre entender a satisfação e expectativa do cliente, o empreendedor por investir nessas duas estratégias infalíveis. Que tal tentar hoje mesmo a implementar essas novas técnicas na sua empresa?

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores. Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programas Quer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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